domingo, 24 de janeiro de 2010

Tributo a Tobias Rabelo Leite (1827-1896)


O Imperial Instituto de surdos-mudos foi fundado em 26 de setembro de 1857, através da Lei 939, tendo como primeiro diretor o educador francês Eduard Huet. O Instituto, criado sob o patrocínio do Imperador Pedro II, denomina-se atualmente Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES. Huet nasceu em Paris, França, no ano de 1822. Aos doze anos ficou surdo em conseqüência de sarampo. Embora já falasse francês, alemão e português, após tornar-se surdo, aprendeu espanhol. Pertencia à nobreza, era Conde.
Entre 1862 e 1868 o Instituto foi dirigido pelo professor Manoel de Magalhães Couto, habilitado pelo Instituto de Surdos de Paris. Entretanto, a gestão de Magalhães foi um fracasso e o Instituto Brasileiro se transformou num depósito asilar. O médico sergipano Tobias Rabello Leite foi o terceiro Diretor do Instituto Imperial dos Surdos-Mudos por 28 anos, entre 1868 e 1896. Com vários trabalhos publicados sobre educação dos surdos-mudos, é considerado como um dos introdutores dessa modalidade de pedagogia no Brasil.
Tobias Rabello Leite. (1827-1896) nasceu em Laranjeiras no dia 06 de abril de 1827, filho do Capitão Tobias Rabelo Leite, proprietário do engenho São Bento, neto do velho Capitão-Mor de Itabaiana, José Mateus da Graça Leite Sampaio. Iniciou o curso de medicina na Bahia e concluiu no Rio de Janeiro em 1849, aos 22 anos. Foi interno da Santa Casa de Misericórdia, onde em 1848 observou o primeiro caso de febre amarela no Rio de janeiro. Foi Deputado por Sergipe na Assembléia Geral (1857-1860). Durante a grande epidemia de cólera de 1855, o doutor Tobias se apresentou voluntariamente para prestar o seu serviço aos conterrâneos.
O doutor Tobias foi homem de grande talento, de grande saber e probidade exemplar, o principal responsável pela educação dos surdos no Brasil. 
O médico sergipano Tobias Rabello Leite foi quem consolidou o ensino de surdos no Brasil. Escreveu “noticias do Instituto de surdos-mudos”, “Noções da Língua Portuguesa” (para surdos-mudos), “Regimento Interno” dos surdos-mudos, “Contos Morais” para surdos-mudos, “Lições de Metrologia” Salva Guarda do surdo-mudo, Ensaio da pré-história da literatura clássica alemã. Tobias faleceu no Rio de janeiro em 03 de agosto de 1896, aos 69 anos.