sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Florival de Oliveira (1889-1965)

Florival de Oliveira nasceu a 11 de janeiro de 1889 na histórica cidade de Laranjeiras, filho de Hermanegildo Ribeiro de Oliveira e Dona Maria Ribeiro de Oliveira. O jovem era filhos único do segundo matrimônio de seu pai. Com apenas 10 anos foi para o Rio de Janeiro, capital do Brasil na época, para a casa do irmão Samuel Oliveira, na época general do exército. Algum tempo depois retornou a Sergipe. Fez curso em Salvador, formando-se aos 18 anos de idade no ano de 1908. Ele era formado em Farmácia e Direito. Veio residir em Itabaiana aos 25 anos de idade, no ano de 1914. Em Itabaiana conheceu a jovem Filelina Melo de Oliveira (conhecida por Dona Lila), na época moça de apenas 14 anos, natural de Itabaiana. Após breve namoro, acabaram casando-se. Dessa união resultou oito filhos: Zunara, Oliveirinha, Maria, Teresinha, Edson, Antonio Cloves, Pedro, Tennyson, Maria Ribeiro de Oliveira Neta.

Florival era desde jovem uma figura destacada por sua inteligência. Ocupou os cargos de inspetor escolar, farmacêutico e advogado. Sabia tocar piano clássico e falava com boa fluência francês e italiano. Chegou a cursar o primeiro ano de Medicina em São Paulo e Farmácia em Salvador. Conhecia como poucos em Itabaiana a arte da medicina. Abandonou por espontânea vontade seus cargos de farmacêutico e advogado, passando para os filhos. Aposentou-se por problemas de saúde. Como advogado era admirado por sua retórica e oratória, chegando a lotar a prefeitura, local onde eram realizados os julgamentos.

Florival era um apaixonado pela leitura. Lia bastante. Tudo lhe interessava. Tal era o gosto pela leitura que possuía em sua própria residência uma razoável biblioteca. Os livros foram o maior consolo durante a aposentadoria. Em 1965, seu estado de saúde se complica. Em 16 de junho de 1965 falecia Dr. Florival de Oliveira. A Biblioteca Pública de Itabaiana, criada em 1959, recebe seu o nome.