quarta-feira, 31 de março de 2010

A Nova Jerusalém de Itabaiana: Paixão de Cristo do Povoado Mangabeira


Os moradores do povoado Mangabeira juntamente com a Prefeitura de Itabaiana, através das secretárias municipais, estão empenhados na realização da 10a edição da encenação da Paixão de Cristo nesse povoado, que ocorrerá no dia 1º de abril de 2010, a partir das 19:00 hs. Toda a logística para a realização do evento está sendo preparada, com o intuito de tornar o espetáculo grandioso. As Secretárias Municipais estão dando todo apoio necessário para a realização da encenação que marca as comemorações pela passagem da Páscoa na cidade serrana.

O Teatro de Paixão de Cristo do povoado Mangabeira é realizado graças à ação da comunidade local. São mais de 80 atores, todos oriundos da comunidade que uma vez por ano se reúnem para dar continuidade a esse que já é um evento cultural e religioso do nosso município. Os cenários serão montados em plena praça na frente da igreja local. São lavradores, donas de casa, profissionais liberais, feirantes, ou seja, homens do povo, que fazem uma das maiores e mais belas exibições teatrais ao ar livre do Estado de Sergipe.

Desde o ano 2000 que o espetáculo vem sendo realizado, porém era pouco conhecido e, praticamente, restrito aos moradores da Mangabeira e povoados circunvizinhos. No ano passado, graças a ação da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer, Eventos e Turismo, tivemos um grande espetáculo assistido por milhares de pessoas, com efeitos especiais e show pirotécnico nunca antes visto, deixando encantados os moradores, visitantes, turistas e autoridades. A iniciativa dos moradores do povoado mangabeira, conta com vários colaboradores e este ano promete superar as expectativas. Espera-se um público maior ainda que o do ano passado.

Fotos: Arquivo da Secretaria Municipal de Cultura/Itabaiana.